Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
Queridos sonhos meus: Perigos do uso de alcoól na gravidez ...

terça-feira, 30 de março de 2010

Perigos do uso de alcoól na gravidez ...

Uma das maiores alegrias de uma mulher é saber q pode gerar um outro ser humano dentro de si.. é sonhar c o rosto do filho q ainda não conhece.. é saber q ele vem c um pedacinho seu.. é ter a certeza q a cada dia.. cada mês q passa, dentro de si.. uma vida está a formar-se.. :)

E como seria triste.. saber q nós prejudicamos a vida desse ser tão precioso.. porque não cuidamos assim tão bem dele, e de nós mesmas como era esperado..

Li na internet um assunto sobre os riscos do alcoól durante a gravidez.. e resolvi partilhar aqui no blog...
é muito importante que todos tenham conhecimento sobre esse assunto tão sério:

O álcool é uma substância com livre passagem pela placenta e, portanto, livre passagem para o feto.

O fígado do bebé que está em formação metaboliza o álcool duas vezes mais lentamente que o fígado da sua mãe, isto é, o álcool permanece por mais tempo no organismo do bebé do que da sua mãe.

- O álcool deve ser evitado durante a gestação e durante todo o período de amamentação, pois o álcool pode passar para o bebé através do leite materno.

- Como o álcool passa rapidamente para o sangue, a bebida q a mãe ingere já actua sobre o bebê após 10 minutos.

Efeitos prejudiciais mais freqüentes no feto:
- Malformações: no corpo, nos órgãos internos e, em parte dos sentidos.

- Síndrome de Down: atraso mental.

- Deficiências orgânicas: após o nascimento, a criança pode apresentar incapacidade de desenvolvimento normal, dificuldades de aprendizagem, defeitos de caráter, pobreza mental e espiritual.

- Morte: o excesso de álcool pode causar um aborto.

O aborto espontâneo e o trabalho de parto prematuro, assim como outras complicações da gravidez, também estão relacionados com o uso do álcool, mesmo em quantidades menores. O risco de aborto espontâneo quase dobra quando a gestante consome álcool.

Os prejuízos causados no feto pelo álcool podem causar desde gestos desajeitados até problemas de comportamento, falta de crescimento, rosto desfigurado e retardo mental, dependendo da fase da gravidez e também da quantidade de álcool ingerido.


Síndrome do Álcool - A SAF: é a conseqüência no feto do consumo de álcool durante a gravidez e é irreversível.

Caracteriza-se por retardo no crescimento intra-uterino, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor e intelectual, distúrbios do comportamento (irritabilidade e hiperatividade durante a infância), diminuição do tamanho do crânio (microcefalia), malformações da face como nariz curto, lábio superior fino e mandíbula pequena, pés tortos, malformações cardíacas, maior sensibilidade a infecções e maior taxa de mortalidade neonatal.

Por vezes, o bebê ao nascer não apresenta algum defeito físico, mas alguns sintomas podem não serem óbvios até que o bebê complete entre 3 e 4 anos.

"Cuidemos de nós.. não só nesse momento q é tão mágico e tão puro.. mas em todos os instantes da nossa vida..
somos responsáveis por todas as nossas acções.. e as consequências daquilo q fazemos... caiem apenas sobre nós... " =)



FONTES: http://guiadobebe.uol.com.br/gestantes/alcool_durante_a_gestacao.htm
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3645&ReturnCatID=1796

Nenhum comentário:

Postar um comentário