Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
Queridos sonhos meus: Taj Mahal ... um palácio em nome do Amor :)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Taj Mahal ... um palácio em nome do Amor :)


O imperador Shah Jahan foi um prolífero mecenas, com recursos praticamente ilimitados.
O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia.
Foi anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em uma celebração em Lisboa em 2007.

A volta do Taj Mahal roda uma linda história de amor, e considerada a maior do mundo..
q ainda arranca suspiros e emociona o meu coraçãozinho ;)

Então é assim, a obra foi feita entre 1630 e 1652 e foi usada a força de cerca de 20.000 homens. O imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio").

Ela morreu após dar à luz o 14º filho, o imperador, desolado, iniciou quase de seguida a construção do Taj como oferta póstuma. OTaj Mahal foi construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

Todos os pormenores do edifício mostram a sua natureza romântica e o conjunto promove uma estética esplêndida.

O Taj Mahal contem inscrisões tiradas do Corão..É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

A palavra "Taj" provem do persa, linguagem da corte mogol, e significa "Coroa", enquanto que "Mahal" é uma variante curta de Mumtaz Mahal, o nome formal na corte de Arjumand Banu Begum, cujo significado é "Primeira dama do palácio".
Taj Mahal, então, refere-se à "coroa de Mahal", a amada esposa de Shah Jahan.

Uma velha tradição popular afirma que se previu construir um mausoléu idêntico na margem oposta do rio Yamuna, substituindo o mármore branco por negro.
A lenda sugere que Shah Jahan foi destronado por seu filho Aurangzeb antes de a versão negra ser edificada, e que os restos de mármore negro que podem encontrar ao cruzar o rio são as bases inacabadas do segundo mausoléu.

"O Taj Mahal parece a encarnação de todas as coisas puras, de todas as coisas sagradas e de todas as coisas infelizes. Este é o mistério de edifício."
(Rudyard Kipling)


-----> Linda história de amor.. :)

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taj_Mahal

Nenhum comentário:

Postar um comentário